JF Líder Coaching

Notícias

4 atitudes positivas que estragam sua felicidade no trabalho

De motivação a senso de responsabilidade, entenda o “lado B” de comportamentos tidos como saudáveis e recomendados por especialistas em carreira

7 questões profissionais que não devem ser tratadas por e-mail

E-mail agiliza a comunicação, mas há assuntos que precisam ser resolvidos à moda antiga: pessoalmente ou, no máximo, por telefone. As razões variam, pode ser para conseguir mais a atenção de quem recebe a mensagem, para ser mais delicado ou porque a gravidade da situação exige um olho no olho. Dá uma olhada:

8 hobbies que impulsionam a produtividade, segundo a ciência

De golf a videogame, alguns hobbies podem incrementar funções cerebrais e tornar você mais produtivo no trabalho; confira 8 deles

Como a inteligência emocional pode influenciar no desenvolvimento profissional

Se você tem uma alta inteligência emocional, será capaz de reconhecer o seu próprio estado de emoções e o dos outros

Não confunda seu chefe com seu pai: decisão em empresa não tem laço afetivo

Este artigo não foi escrito para quem trabalha numa empresa familiar, cujo pai é seu próprio chefe. Em homenagem ao dia dos pais ocorrido no dia 13 de agosto, este artigo foi escrito para você que tem sentimento de gratidão exacerbada pelo seu chefe.

Os 6 segredos para ter mais disciplina

Fica a conhecer 6 formas de teres mais disciplina. Assim, poderás alcançar os teus objetivos e ser mais feliz
1 2 3 4
7 questões profissionais que não devem ser tratadas por e-mail
7 questões profissionais que não devem ser tratadas por e-mail
E-mail agiliza a comunicação, mas há assuntos que precisam ser resolvidos à moda antiga: pessoalmente ou, no máximo, por telefone. As razões variam, pode ser para conseguir mais a atenção de quem recebe a mensagem, para ser mais delicado ou porque a gravidade da situação exige um olho no olho. Dá uma olhada:
1. Pedir aumento de salário

Pessoalmente, você tem a chance de argumentar com seu chefe sobre o seu desempenho e os lucros que traz para a empresa. Ao marcar uma reunião, também garante que ele reserve um tempo para conversar com que ele reserve um tempo para conversar com você, o que não acontece quando o e-mail aparece, do nada, na caixa de entrada. Nesse último caso, ele pode simplesmente escrever como reposta “agora não é o momento” e você ficar sem uma justificativa decente ou previsão para este aumento pingar na conta.

2. Criticar o trabalho de um subordinado

Quer coisa mais desmotivadora do que receber um retorno ruim por escrito e ser obrigado a bater o olho naquele e-mail o tempo todo? Fazer gestão de pessoas não é fácil e demanda empatia. Elogios por e-mail são bem-vindos, mas quando o feedback é negativo, conversar pessoalmente (ou por telefone) é fundamental, para que o outro profissional não se sinta desvalorizado, apesar da crítica.

3. Falar mal de colega ou do chefe Não custa lembrar:

O seu e-mail na empresa não é seu, é da empresa. Quem tem acesso ao servidor pode ler o que você escreveu. E vai pegar mal! Portanto, se você estiver descontente com seu gestor ou um colega de trabalho, é melhor falar diretamente com eles, para tentar resolver o incômodo. Já se você só quer desabafar, faça isso pessoalmente, com amigos, sem deixar registros por escrito.

4. Chamar a atenção por uma entrega não realizada

Se será preciso falar de atitude –atrasos sucessivos, por exemplo– é melhor cobrar pessoalmente, porque você consegue desenvolver um diálogo. Pode ser que ele esteja enfrentando alguma dificuldade, que será melhor explicada por fala. Agora, se esta for a única comunicação possível –no caso de fornecedores externos– a saída é ser objetivo, mas abrir ao diálogo: “Oi, Fulano. Nós combinamos a entrega para hoje. Houve algum problema?

5. Pedir um dia de folga

Como no caso do pedido de aumento salarial, vale a pergunta: e se o chefe estiver em um dia ruim? Por e-mail, vai ser fácil responder, simplesmente, “não”. E outra: pode ser que ele não veja rapidamente a sua mensagem e prejudique a sua folga, caso aprovada. Para ter mais chances de ganhar um dia livre é melhor pedir pessoalmente ou por telefone. E, se necessário, formalizar por e-mail depois.

6. Avisar que não vai trabalhar

Salvos os casos em que a política da empresa pede o comunicado por e-mail, é mais descomplicado fazer isso por telefone, porque garante que a sua mensagem seja recebida prontamente pelo chefe ou departamento de RH. Mas pior do que mandar um e-mail e não se certificar de que foi recebido, é não avisar e chegar com o atestado médico no dia seguinte.

7. Desabafar sobre problemas pessoais para o chefe

Você está com dificuldades em casa e precisa chegar mais tarde? Marque uma hora para conversar pessoalmente com o seu chefe e explicar o cenário. Contar sobre a vida particular pelo e-mail do trabalho impede que ele compreenda a gravidade da situação. Falar sobre aquilo que está incomodando pode ser um alívio também e, com sorte, você até escuta um bom conselho.


Fonte: UOL & Equipe LiderGE

JF Líder Coaching

Casos de sucesso ver todos